GENTE, EU HOJE VASCULHANDO COISAS QUE ME INTERESSAM POR AQUI NA INTERNET, ME DEPAREI EM UM SITE, COM UM POST INTERESSANTÍSSIMO SOBRE O TEMA EVOLUÇÃO. MAS... ACONTECE QUE TUDO IA BEM ATÉ EU CHEGAR A LER, QUASE JÁ NA METADE DO TEXTO DESTE TAL POST, UM FRASE QUE ME DEIXOU INQUIETO E FAZENDO-ME COMEÇAR A REFLETIR SOBRE EVOLUÇÃO. E LOGO CHEGUEI A CONCLUSÃO (A MINHA CONCLUSÃO OK GENTE?) QUE (PARA MIM) ESTA FRASE ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADA. RESOLVI POSTAR UM COMENTÁRIO (O QUE NÃO TENHO COSTUME DE FAZER ISTO) SOBRE O MEU QUESTIONAMENTO A RESPEITO DE ALGUNS PONTOS DESTE TEXTO DELES LÁ (NÃO SEI SE O PESSOAL DO SITE LÁ VAI ACEITAR O MEU COMENTÁRIO E PUBLICÁ-LO LÁ, MAS, COM CERTEZA, POSTAREI AQUI NO MEU BLOG), QUE POR SINAL, É UM TEXTO BASTANTE INTERESSANTE, DIZ MUITAS VERDADES (ESCLARECE MUITA COISA IMPORTANTE SOBRE O DNA, RNA, ETC...) MAS... A NÃO SER NESTA TAL PARTE DO TEXTO, QUE SE PERDE TOTALMENTE QUANDO ELE CITA ESTA FRASE: "Tudo isso é feito sem erro, porque, se não for feito certo, o resultado seria provavelmente uma proteína inútil.". E A PARTIR DAÍ, PARA MIM, A CONCUSÃO DO TEXTO VEIO POR ÁGUA ABAIXO. EU QUERIA MUITO A OPINIÃO DE TODOS VOCÊS (PRINCIPALMENTE, QUEM É LIGADO À ÁREA DE BIOLOGIA (PROFESSORES, MÉDICOS, BIÓLOGOS, ETC) POIS... ISTO É UM ASSUNTO QUE MERECE MUITA REFLEXÃO E ANÁLISES CUIDADOSAS E PROFUNDAS.)
O TEXTO, PARA QUEM SE INTERESSAR, TEM O TÍTULO DE "DESCOBERTA NO DNA CONTRADIZ A EVOLUÇÃO" (SÓ ESTE TÍTULO JÁ DEMOSTRA COMO ME CHAMOU A ATENÇÃO E ME CHOCOU O TEXTO LÁ.)
OBS: EU TAMBÉM NÃO CONCORDO COM ALGUNS OUTROS PONTOS DO TEXTO LÁ, MAS, SÓ QUERO FOCAR AQUI NESTA PARTE DO TEXTO DELES, OK PESSOAL?
OBS: EU TAMBÉM NÃO CONCORDO COM ALGUNS OUTROS PONTOS DO TEXTO LÁ, MAS, SÓ QUERO FOCAR AQUI NESTA PARTE DO TEXTO DELES, OK PESSOAL?
PARA QUEM SE INTERESSAR, O LINK PARA ESTE TAL TEXTO É ESSE AQUI: http://www.eventos-finais.com/2012/04/descoberta-no-dna-contradiz-evolucao.html
ATUALIZAÇÃO 1: EU (BIOJARLA) ACHO QUE AO SE FALAR OU ESCREVER SOBRE EVOLUCIONISMO, NO MÍNIMO, TEMOS QUE TRANSCENDER NOSSOS PENSAMENTOS E NÃO ECONOMIZAR IDEIAS E PALAVRAS.
ATUALIZAÇÃO 1: EU (BIOJARLA) ACHO QUE AO SE FALAR OU ESCREVER SOBRE EVOLUCIONISMO, NO MÍNIMO, TEMOS QUE TRANSCENDER NOSSOS PENSAMENTOS E NÃO ECONOMIZAR IDEIAS E PALAVRAS.
O MEU COMENTÁRIO FOI ESTE:
Minha conclusão é que (eu acho) este texto está em
"algumas partes" "equivocado". Principalmente, "neste
ponto" que "induz" totalmente este texto a um erro grave:
"Tudo isso é feito sem erro, porque, se não for feito certo, o resultado
seria provavelmente uma proteína inútil." PROTEÍNA INÚTIL?...
"PROVAVELMENTE"?... "SERIA PROVAVELMENTE UM PROTEÍNA
INÚTIL?"... Quem disse isto? Totalmente equivocado. Quantos exemplos temos
aí na biologia, de mutações ("um" dos processos evolutivos) e nas
quais ocorrem justamente por "falhas" nas sequências de DNA, "podendo"
provocar alterações "pequenas" ou "grandiosas" nos seres vivos (no caso citado aqui, "alterações
proteicas", mas, quem falou que "PROVAVELMENTE" inútil? (NEM
OBRIGATORIAMENTE UMA PROTEÍNA INÚTIL; PODENDO ATÉ SER CONSIDERADA INÚTIL A UM
DETERMINADO PRAZO)... Ou justamente evolução?... Temos exemplos hoje em dia de
seres que em "algum momento da história (OU MOMENTOS)" "poderiam
ser" considerados fracassados ambientalmente (lembro-me aqui de um peixe
sem olhos que tem como habitat cavernas escuras; aos nossos olhos
"hoje", isto é um tipo de evolução para ele (no ponto de vista da
análise deste ser) (ele pode aprimorar outros sentidos para suprir a visão que,
na verdade, neste ambiente escuro, à primeira vista nossa, "parece"
não ter "tanta" "importância"). Uma proteína poderia ser inútil à primeira vista (numa análise não transcendental) (até poderíamos analisar isto neste exemplo que eu falei,
"no organismo do peixe sem olhos, por exemplo, no processo evolutivo que o organismo desta espécie sofreu para ir deixando de fabricar uma Rodopsina "rotulada"
em algum momento (ou momentos) do tempo, de "defeituosa", mas, na
verdade, com isto, ajudando mais, de alguma forma, o organismo desta espécie neste
ambiente escuro"; mas, a longo prazo ou até mesmo, quem sabe, um curto
prazo (pois, os processos evolutivos são complexos, todos interagindo entre
si), a proteína rotulada com o termo "inútil" e/ou
"defeituosa", poderia mostrar realmente o quanto é (ou foi) importantíssima
para a vida e evolução desta espécie (poderíamos utilizar aqui também a expressão: ""foi" importantíssima para a evolução desta espécie em algum "período" ou "períodos", mesmo sem produzir mais esta "proteína" (exemplo), mas que foi extremamente fundamental para o processo evolutivo da espécie em questão (em determinado/os período/os).
ATENCIOSAMENTE E CORDIALMENTE.
GENTE, COMENTEM POR FAVOR. AGRADEÇO MUITO A COLABORAÇÃO DE TODOS VOCÊS. (POR JARLILSON RICARDO (BIOJARLA) BIÓLOGO FORMADO PELA UFRPE, EM 19/04/2012).
Nenhum comentário:
Postar um comentário