U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

sábado, 22 de setembro de 2012

Estudo reforça teoria de origem 'extraterrestre' da vida na Terra

FONTE:  http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/021218_espacoebc.shtml
 (MATÉRIA PUBLICADA NO LINK ORIGINAL EM 18 DE DEZEMBRO DE 2002)


Os organismos foram coletados a 41 km de altitude
Amostras de uma bactéria que, segundo alguns cientistas, pode ser extraterrestre foram "trazidas de volta à vida" por pesquisadores.

O feito reforça a polêmica teoria de que a vida na Terra teria sido "semeada" por organismos alienígenas.

As amostras de bactérias e fungos foram aparentemente colhidas a uma altitude de 41 mil metros por um projeto conjunto da Índia e da Grã-Bretanha.

O trabalho de cultura em laboratório revelou que os organismos são formas de vida comuns na Terra.

Estratosfera

Os cientistas contrários à teoria de inseminação extraterrestre acreditam que as bactérias são ou o resultado de contaminação durante o experimento, ou teria subido à estratosfera de alguma forma.

A última pesquisa conduzida pelo professor Milton Wainwright, da Universidade de Sheffield, tentou descobrir se organismos coletados a uma altitude de 41 mil metros poderiam se dividir e crescer em cultura.

Ele coordenou o experimento e identificou três espécies: as bactérias Bacillus simplex eStaphylococcus pasteuri, e o fungoEngyodontium album.

As três espécies são muito comuns no meio ambiente e inofensivas à saúde.


A colônia de bactérias se comportou estranhamente
Wainwright afirmou, em entrevista à BBC, que está bastante seguro de que não houve contaminação durante o experimento.

"Nenhuma dessas bactérias jamais foi encontrada no meu laboratório, ou em todo o hospital, até onde eu sei", afirmou o cientista.

"Acho que eles têm que encontrar outra explicação sobre como essas bactérias chegaram até lá", ironizou.

Congeladas

Ressuscitar a bactéria foi difícil, segundo o cientista, já que ela não tendia a formar colônias, como era esperado. "Era como se elas tivessem ficado secas pelo congelamento."

As amostras cultivadas pelo especialista também aparentam ser resistentes aos raios ultravioleta, um requisito essencial para a sobrevivência no espaço.

O conhecimento convencional indica que bactérias não conseguem sobreviver além da troposfera, que se estende até cerca de 17 mil metros de altitude, e que a gravidade se encarregaria de atrair os microorganismos de volta à Terra.

Wainwright disse não descartar a possibilidade de um evento desconhecido ter empurrado as bactérias para além dessa altitude, mas afirmou não haver provas a respeito até agora.

"Talvez, se as bactérias da Terra forem realmente capazes de subir tão alto, não poderíamos descartar a possibilidade de que nós sejamos capazes de "semear" outros planetas", afirmou o cientista.

Os resultados do estudo serão publicados no jornal FEMS Microbiology Letters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário