U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

segunda-feira, 1 de abril de 2013

BIOLOGIA: O FENÔMENO DA RESSURGÊNCIA. VOCÊ SABE O QUE É ISTO...? LEIA AQUI NO BLOG DO BIOJARLA E ENTENDA.

GIF ENCONTRADO NA WIKIPÉDIA. 
Se o vento sopra em paralelo à costa no hemisfério sul (como ao longo da costa do Peru, onde o vento sopra do Norte), em seguida, o transporte de Ekman produz um movimento líquido de superfície de água 90 graus para a esquerda. Isto pode resultar em afloramento costeiro. (FONTE: WIKIPÉDIA)

ESQUEMA ILUSTRATIVO ENCONTRADO PELA INTERNET EM VÁRIOS SITES E BLOGS.



A RESSURGÊNCIA É UM FENÔMENO DE CUNHO OCEANOGRÁFICO (FÍSICO E  COM RESULTADO TAMBÉM POSITIVAMENTE NO PONTO DE VISTA BIOLÓGICO.) (OCORRE EM RAROS PONTOS DE ALGUNS OCEANOS DO NOSSO PLANETA), ONDE, NA ESSÊNCIA E EM FORMA DE UMA EXPLICAÇÃO SIMPLES, PROMOVE A CHEGADA DE ÁGUAS FRIAS E PROFUNDAS NAS SUPERFÍCIES DESTAS REGIÕES, E COM ISTO TRAZENDO GRANDE QUANTIDADE DE NUTRIENTES (QUE SÃO UTILIZADOS PELAS MICROALGAS DO FITOPLÂNCTON, E DAÍ,  ELAS REPRODUZEM-SE EXACERBADAMENTE) PROMOVENDO NESTAS REGIÕES UM TAXA ELEVADA DE PRODUTIVIDADE PARA A PESCA (ENORMES POTENCIAIS PESQUEIROS). AQUI NO BRASIL, A REGIÃO DO ARRAIAL DO CABO É UM EXEMPLO ONDE OCORRE O FENÔMENO DA RESSURGÊNCIA. A RESSURGÊNCIA ESTÁ À MERCÊ DE TRÊS FATORES: VENTOS, EFEITO DE CORIOLIS  E O TRANSPORTE DE EKMAN. (ESCRITO POR JARLILSON RICARDO (EM 01/04/2013) (BIOJARLA), BIÓLOGO FORMADO PELA UFRPE.)



GALERA, ISTO É UMA EXPLICAÇÃO ALTAMENTE SIMPLIFICADA OK? TIPO... POCKET, RSSS. PARA QUEM QUISER SABER SOBRE O FENÔMENO DA RESSURGÊNCIA MAIS PROFUNDAMENTE, ACESSEM ESTES LINKS INTERESSANTÍSSIMOS ABAIXO:













Nenhum comentário:

Postar um comentário