U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

terça-feira, 27 de março de 2012

A FERROVIA DO DIABO: MADEIRA MAMORÉ (EFMM)

Autoridades em inauguração de trecho (1912).
FOTO COLETADA DA WIKIPÉDIA

Gente, com certeza, não sou especialista neste fascinante assunto que até hoje desperta pensamentos, interesses, ideias, suposições de como esta ferrovia poderia ter prosperado e muito (poderia mesmo?... ou era amaldiçoada?... rssss; digo isto porque existem até "falas" que ela "jamais ficaria pronta", "mesmo com todo o dinheiro do mundo".). Continuando então... Irei só informar o básico sobre a estrada de ferro Madeira Mamoré, mas, deixarei "imperdíveis" e fundamentais links para quem curte este fascinante tema, além de um belo vídeo do youtube. Nestes links estão os melhores especialistas sobre o assunto e falando numa linguagem fácil sobre tudo da ferrovia, incluindo os mistérios, lendas, mortes, fases, e claro, toda a problemática sobre esta obra de engenharia que "também" interligou mortalmente o destino de centenas de trabalhadores de todas as partes do Brasil, mas, que teve também momentos áureos e horripilantemente declinantes. Mas que com certeza uma ferrovia que atraiu destemidos homens que ajudaram também com bravura na conquista e ocupação da Amazônia. (por BIOJARLA)

ALGUNS FATOS COLETADOS POR MIM, BIOJARLA, SOBRE A FERROVIA MADEIRA MAMORÉ (AS FONTES INFORMATIVAS ESTÃO NO FINAL DA MATÉRIA):

* FOI A 1ª GRANDE OBRA DE ENGENHARIA CIVIL DOS EUA FORA DOS EUA;



* PARA AMENIZAR AS DOENÇAS TROPICAIS QUE ASSOLARAM UMA BOA PARTE DOS MAIS DE 20 MIL TRABALHADORES DE 50 NACIONALIDADES DIFERENTES, FOI CONTRATADO O SANITARISTA OSVALDO CRUZ, QUE PROMOVEU UM SANEAMENTO NA REGIÃO;



* EM 2011, O GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA CONDECOROU in memorian COM A COMENDA MARECHAL RONDON, PERCIVAL FAQUHAR E OS 876 AMERICANOS QUE COMANDARAM A CONSTRUÇÃO DA FERROVIA.

* A EFMM GARANTIU PARA O BRASIL A POSSE DA FRONTEIRA COM A BOLÍVIA E PERMITIU A COLONIZAÇÃO DE VASTAS EXTENSÕES DO TERRITÓRIO AMAZÔNICO, A PARTIR DA CIDADE DE PORTO VELHO, FUNDADA EM 4 DE JULHO DE 1907;

*A construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré é um feito épico. Por cinco décadas, desde as primeiras ideias até sua conclusão em 1912, milhares de pessoas enfrentaram o ignoto, as doenças, o medo e a morte. Estimam-se em mais de 5.000 as mortes por moléstias tropicais desconhecidas, ataques de índios e de animais selvagens, acidentes, desaparecimentos na mata, etc... entre aqueles diretamente envolvidos em sua construção. 

IMPERDÍVEIS LINKS PARA ESTE TEMA: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário