U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BIOLUMINESCÊNCIA (A LUZ DOS SERES VIVOS)

ESCRITO EM 14/09/2011, POR JARLILSON RICARDO (BIOJARLA), BIÓLOGO FORMADO PELA UFRPE.

FOTO COLETADA DA INTERNET E DIVULGADA EM VÁRIOS SITES E BLOGS MUNDIAIS.

Você já ouviu falar em luciferina e luciferase? Olha... Não são as amantes do capeta, rss.
Sério agora. Luciferina (pigmento) é um substrato da enzima luciferase (as enzimas aceleram (catalizam) as reações químicas). A luciferina é responsável pela emissão de luz em alguns seres vivos (bioluminescência). Se alguém se interessar em um nível um pouco mais profundo a respeito da luciferina e da luciferase (tipos de luciferina, reações em mais detalhes, etc.), recomento este link aqui (da maravilhosa Wikipédia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Luciferina e mais aprofundado ainda, recomendo que façam um Curso de Biologia, rs.
São fascinantes as formas de seres vivos que apresentam bioluminescência. Estes seres vivos que apresentam bioluminescência, estão nos mais variados ambientes do planeta Terra. Podem ser encontrados na terra (um exemplo: vagalume (terra e ar)), na água (um exemplo: alguns peixes de águas profundas), e no ar (dois exemplos: vagalumes, pirilampos). Existem outros variados exemplos. Quando observadas, a beleza dessas espécies que produzem bioluminescência é imensa.
Aqui em Recife, hoje em dia, no bairro onde eu moro, é difícil encontrarmos vagalumes. Lembro-me quando eu era criança, e no mesmo bairro onde resido até hoje, onde os vagalumes faziam para as crianças, a festa da beleza na noite recifense do meu bairro (existiam muito menos construções). E eu sempre fui fascinado pela beleza das luzes da bioluminescência desses pequenos animais. Hoje em dia, uma coisa é triste para mim, quando raramente eu encontro um vagalume (como aconteceu na semana passada e maravilhosamente, dentro do meu quarto), melhor dizendo, hoje, infelizmente, quando eu observo a beleza da bioluminescência desses maravilhosos pequenos seres vivos, paralelamente, chega também na minha mente, a obvia conclusão que um dos mais complicados seres vivos, o ser humano, e sua gananciosa colonização expansiva dos variados ambientes do planeta Terra, está reduzindo (seja de forma direta ou indireta) o espaço e até mesmo a vida desses seres belíssimos (e os outros também). Até mesmo a curiosidade e porque não também, a ganância humana, já estão até "tentando" "dizer" as profundezas oceânicas (como exemplo, cito o caso do lago Vostok) e toda a sua biota e geologia, que o planeta Terra já está pequeno para os seres humanos e eles estão delimitando novos territórios onde, na melhor das minhas palavras, já tem verdadeiros donos, os seres vivos originais e que merecem ter o seu espaço intocado (esta é a minha opinião, pois, o ser humano está deficiente é em outros aspectos importantíssimos para a sua própria sobrevivência, e não em conquistar novos ambientes, territórios, com a conversa mole de que estão achando novas fontes potenciais de importantes descobertas médicas, alimentares, etc, e sempre invadindo os espaços e os seres vivos destas regiões, sem parar e discaradamente (as vezes até para benefícios particulares de poucas pessoas (sejam físicas ou jurídicas)). Eu acho que, no momento, para o homem, é necessário reparar o maior dos erros da humanidade moderna: a deficiência no fluxo de apoio para a própria população humana (alimentação, saúde, moradias bem distribuídas, saneamento, redução de fatores que geram violência, etc.); uma sociedade mais "humana-racional", e não, sair por aí, "desrespeitando" novos ambientes (vamos logo, logo para Marte gente!; vamos ter uma futura base lunar também!). Hum... Isto é ganância e curiosidade humana, simplesmente; não precisamos de explorar novos ambientes para acabar com a fome; não precisamos (posso colocar a palavra "ainda") "urgentemente e desesperadamente" invadir profundidades abissais em busca da evolução tecnológica (quem sabe num futuro, e tudo de maneira harmônica e racional; mas, não no momento), esta é a minha opinião. O ser humano (a sociedade mundial) precisa seriamente é de rever os pilares básicos de seus próprios valores, e assimilar de maneira eficaz, e por em prática, o mais rápido possível (antes que seja tarde demais), os verdadeiros e profundos sentidos destes valores humanos, porque, hoje em dia, ESTÁ TUDO ERRADO! DEIXEM O PLANETA TERRA VIVER E EVOLUIR CADA VEZ MAIS E EM PAZ!


            CEFALÓPODE BIOLUMINESCENTE






Nenhum comentário:

Postar um comentário