U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

quinta-feira, 7 de julho de 2011

BIOLOGIA: PARTENOGÊNESE EM HUMANOS... ESTARÃO OS DEUSES LOUCOS?

Por lurdes fonseca


Em algumas espécies, a reprodução pode ocorrer sem a intervenção de um macho, desde que um oócito duplique o seu DNA. A reprodução de um organismo que, normalmente, ocorre de forma sexuada, mas em que apenas existiu um progenitor, é designada partenogénese. Diversos animais, como algumas salamandras, serpentes, tartarugas, nemátodes, etc., podem apresentar este tipo de fenômeno. Os exemplos mais comuns são os zangões das abelhas, as vespas e as formigas, que se desenvolvem a partir de óvulos não fertilizados.
No caso dos mamíferos, a partenogênese não é tão bem sucedida. Um embrião de rato, resultante de um oócito activado, não completa o seu desenvolvimento.
No caso do Homem, este processo é, ainda, mais difícil de ocorrer. Se um oócito humano duplicar o seu material genético (por exemplo, devido à fusão com um glóbulo polar), embora se comece a dividir, este embrião não passará de uma massa de células semelhante a um tumor. Mas os biólogos acreditam que é possível um mamífero ser parcialmente partenogénico, isto é, que parte do seu corpo seja derivado de uma célula materna não fecundada.
Em 1991, nasceu uma criança que veio provar que este fenômeno podia, de facto, ocorrer. Após o parto, os pais notaram que a criança apresentava uma assimetria na cabeça, com o lado esquerdo torto e abatido. Uma das faces apresentava-se perfeitamente normal, enquanto que a outra tinha bastantes alterações. Na face com alterações, o queixo era mais proeminente, o olho afundado e o maxilar inferior estranhamente contraído. Contudo, não apresentava evidências de fenda palatina ou de qualquer outra estrutura anormal na garganta e era, relativamente, saudável.

A criança apresentava caracteres morfológicos de rapaz. Contudo, após uma análise cromossômica, verificou-se que as células analisadas (leucócitos) possuíam dois cromossomas X. Os médicos decidiram, então, proceder à análise de outras células, tendo verificando que algumas eram XX, enquanto que outras eram XY. Assim, concluíram que esta criança era formada por duas populações de células, umas XX e outras XY.
Uma meiose anormal pode explicar a invulgar concepção deste indivíduo. Um glóbulo polar terá duplicado o seu material genético, enquanto que um segundo glóbulo polar foi fecundado por um espermatozóide. As duas
células terão permanecido juntas, desenvolvendo-se no sentido de originar um indivíduo. Assim, o corpo desta criança é metade masculino, enquanto que a outra metade é feminina.
Este indivíduo tem a aparência e sente-se como um rapaz e poderá um dia ser pai, dado que o seu sistema reprodutor descende da célula XY.

In: Biologia e Geologia11. Guia do Professor. Biologia e Geologia 11º Ano. Areal Editores (2004) ;de Human Genetics (adaptado)


ATENÇÃO — MATÉRIA TOTALMENTE COLETADA DO ENDEREÇO:

http://biogeo11cd.wordpress.com/2008/10/14/partenogenese-em-humanosestarao-os-deuses-loucos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário