U1

U1 BOOK TRAILER

LEIA AQUI MESMO NO BLOG, E AGORA, AS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO (U1) UNIVERSO 1:

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

BLOG DE RECIFE — PERNAMBUCO — BRASIL

Postagem em destaque

A HISTÓRIA DAS MÁQUINAS DE MOVIMENTO PERPÉTUO (LINKS INTERESSANTÍSSIMOS)

VARIAÇÃO DA RODA DESEQUILIBRADA GIF ENCONTRADO NO SITE: http://www.e-farsas.com/video-mostra-maquinas-que-nao-gastam-energia-mot...

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Escrevendo e publicando um livro com gastos mínimos possíveis e as dificuldades para conseguir apoio e divulgação (um relato pessoal do autor Jarlilson Ricardo).


(((ESCRITO POR JARLILSON RICARDO (BIOJARLA), EM 08/05/2013.)))

PARTE 1

Escreveu seu livro?
Você escreveu ele em 9 meses...?
Parabéns! Você literalmente deu a luz a sua mais nova cria! Sua obra tão sonhada.
E agora...?
Meus amigos... E agora... Hum! Deixe-me ver como dizer isto a vocês...
Uma palavra sincera... Querem...? Vamos lá a ela então...
Na mais sincera e verdadeira palavra amiga, é agora que vai começar o trabalho mais árduo, pois, para quem não sabia: um livro não está “pronto” quando se termina de escrevê-lo. Registro no escritório de direitos autorais, ISBN, as possíveis ilustrações, as fundamentais e provavelmente muitas revisões do texto da sua obra, a sua escolha na forma de como você vai publicar o seu livro (se de forma independente ou por alguma editora), a divulgação do seu livro, etc, enfim... Estas são apenas algumas das problemáticas que você encontrará após ter escrito seu livro. Eu faço uma analogia de um livro como tendo um “ciclo de vida” “diferenciado”... Um “ciclo de vida” “literal”. Um livro precisa “viver” “literalmente”. E para “viver” “literalmente”, assim como na vida social humana, ele também precisa inicialmente ter um pai (ou mãe; podendo ter até mesmo os dois ou mais tutores primordiais); seu autor ou autores. No caso de um livro, deve-se, sem dúvidas, registrá-lo no EDA (ESCRITÓRIO DE DIREITOS AUTORAIS). Com o decorrer da vida social humana, uma pessoa, ao crescer, precisa de uma carteira de identidade; no caso de um livro, sua identidade será o registro do seu ISBN (NA BIBLIOTECA NACIONAL), procedendo-se assim, seu livro poderá ser devidamente identificado pela sociedade literária (você “poderá” futuramente também solicitar a ficha catalográfica da sua obra lá na CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO). (VOCÊ, COM ESTES REGISTROS, VAI GASTAR UMA GRANINHA, MAS, REALMENTE, SE VOCÊ QUER LEVAR A SÉRIO O LIVRO QUE ESCREVE, SÃO INEVITÁVEIS E BEM APLICADOS ESTES PEQUENOS GASTOS; ADIANTE IREI DAR UMA DICA DE COMO ATENUAR UM POUCO MAIS OS GASTOS COM ISBN.)
Em se tratando "inicialmente" de mínimos gastos para escrever um livro (seja qual for este livro), respire fundo, encha-se de ideias e inspirações e mãos à obra. Corra e apresente-se a um “fiel companheiro” que estará a sua frente lhe “ajudando muito” nas provavelmente muitas horas ou meses que se sucederão durante o seu trabalho ao escrever o seu livro: simplesmente o seu PC (melhor dizendo, rsrs, quase fiel, pois, cuidado com os vírus no PC; não se esqueça sempre de estar arquivando seus arquivos do livro cuidadosamente em pen drives, cds, ou dvds regraváveis, só por prevenção em casos de acidentes com pragas virtuais que possam danificar o seu PC). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário